Logística reversa resumindo é o processo contrário da logística empresarial. É um conjunto de procedimentos realizados para recolher a matéria prima e devolver à empresa de origem para reaproveitamento ou destinação correta dos resíduos.

Como funciona o processo da Logística reversa?

Para entender o processo realizado na Logística Reversa, é necessário ressaltar o grande impacto social que a mesma possui, fazendo com que no cenário atual de discussões sobre a preservação do meio ambiente a logística reversa seja de extrema importância para grandes empresas, pois seus clientes se importam e se preocupam com esse grande detalhe.

Para seu bom funcionamento existe um processo a ser seguido, com algumas etapas que você entenderá quais são logo a seguir:

1° ETAPA: A Hiperpack reutiliza os materiais descartados e coletados na etapa 6 e fabrica novas embalagens sustentáveis. O processo de produção é feito com equipamentos que garantem a descontaminação do material e por isso temos registro na ANVISA.

2° ETAPA: Distribuímos as embalagens para os clientes e pontos de distribuição, já instruindo o processo da logística reversa para que os próximos passos sejam exercidos corretamente;

3° ETAPA: As embalagens Hiperpack são comercializadas para o uso do cliente final;

4° ETAPA: Os produtos são consumidos pelo cliente e as embalagens descartadas de forma correta seguindo os padrões da Logística Reversa;

5° ETAPA: Após feito o descarte elas são coletadas por uma grande rede de coletores, catadores e recicladores destinando-as de forma correta para a reciclagem.

6° ETAPA: O material coletado é transformado em matéria prima novamente e são fabricadas novas embalagens Hiperpack.

E dessa maneira, o ciclo da Logística se repete, trazendo sustentabilidade para dentro da empresa e contribuindo grandemente com o meio ambiente.

Quando a Logística Reversa surgiu no Brasil

Os primeiros estudos sobre a Logística Reversa foram no início das décadas de 70 e 80 em vários países europeus. Em 1991, na Alemanha, surgiu a primeira legislação tratando do tema. No Brasil, Entre 2000 e 2009, empresas e indústrias dos segmentos de embalagens de agrotóxicos e de óleos lubrificantes e pneus implementaram Sistemas de Logística Reversa alcançando vários Estados brasileiros. Em agosto de 2010 a foi instituída a Lei Nº 12.305 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e regulamentada pelo Decreto 7.404/10. Pela legislação, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público possuem Responsabilidade Compartilhada pelos resíduos resultantes do pós-consumo dos produtos. Desta forma, é preciso haver a estruturação de um sistema que viabilize a Logística Reversa.

Para saber mais sobre a Lei acesse o guia rápido FIEP

Mudança na Lei em 2022?

Na quarta-feira (12/01) foi publicado o Decreto Presidencial nº 10.936, que aperfeiçoa a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Os planos de gerenciamento de resíduos sólidos que dizem respeito às microempresas de pequeno porte foram simplificados para um modelo simplificado e eletrônico, o que proporcionará mais agilidade e menos custos. Municípios com menos de 20.000 habitantes, que atualmente representam cerca de 70% dos municípios do País, também contarão com modelo simplificado e eletrônico de plano de gestão de resíduos.

Dentro das cidades que há coleta seletiva, será de responsabilidade do consumidor separar de maneira correta e acondicionar os resíduos para que o processo aconteça adequadamente.

Os titulares do serviço público de limpeza urbana serão responsáveis pelo próximo passo, estabelecer os procedimentos para o acondicionamento adequado dos resíduos sólidos.

Esse decreto, segundo o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – André França, foi estabelecido pois ainda há muitos casos de mau descarte.

Pontos positivos que agregaram ao implementar a Logística Reversa na Hiperpack

DIMINUIÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL: o conceito da logística reversa é reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, suas diretrizes direcionam empresas, governo e pessoas físicas a se responsabilizarem sobre o ciclo de vida do produto que consumem e conscientizar sobre o papel e compromisso de todos com o meio ambiente.

REDUÇÃO DE CUSTOS: estabelecendo uma política de logística reversa, cujo objetivo é o reaproveitamento de matéria-prima para desenvolvimento de outros produtos, seu custo de operação logística reduz consideravelmente.

Quer saber mais sobre Logística Reversa e seus processos? Continue acompanhando nosso Blog!

Nossa empresa está inserida em programas de logística reversa junto a entidades de classe.

Translate »
× Nos chame no Whats